sábado, 9 de outubro de 2010

Livro x Filme : As Crônicas de Nárnia Pt. I

Oi!Vou começar uma nova sessão no blog chamada Livro versus Filme. Nele eu vou fazer a comparação entre os dois e dar minha opinião de qual é o melhor ou se é perfeita combinação entre livro e filme.

O primeiro que vou fazer é de uma série de 3 posts sobre os filmes baseados na série As Crônicas de Nárnia. E vou começar pelo Primeiro filme lançado em 2005 chamado As Crônicas de Nárnia:O Leão , A feiticeira e o Guarda-Roupa, baseado no primeiro/segundo livro da série explicarei depois .Vou tentar conter os spoilers, mas acho que muita gente já viu pelo menos o filme. Já passou na Globo umas 600 vezes!

O livro:

Essas são as capas originais

As Crônicas de Nárnia é uma série de livros ‘infantis’ escritos pelo Irlandes C.S Lewis, renomado professor de Oxford e Cambridge. O primeiro livro lançado por ele em 1950 e foi As Crônicas de Nárnia:O Leão , A feiticeira e o Guarda-Roupa, porém hoje em dia a ordem em que são dispostas os livros segue uma ordem cronológica. Vou explicar:

Ordem de lançamento:

1° As Crônicas de Nárnia: O Leão , A feiticeira e o Guarda-Roupa 1950
2° As Crônicas de Nárnia: O Príncipe Caspian 1951
3°As Crônicas de Nárnia: A viagem do peregrino da Alvorada 1952
4 As Crônicas de Nárnia: A Cadeira de Prata 1953
5°As Crônicas de Nárnia: O Cavalo e seu Menino 1954
6° As Crônicas de Nárnia:O Sobrinho do Mago1955
7° As Crônicas de Nárnia:A última Batalha 1956

Ordem Cronológica

1°As Crônicas de Nárnia:O Sobrinho do Mago
2°As Crônicas de Nárnia: O Leão , A feiticeira e o Guarda-Roupa
3°As Crônicas de Nárnia: O Cavalo e seu Menino
4° As Crônicas de Nárnia: O Príncipe Caspian
5°As Crônicas de Nárnia: A viagem do peregrino da Alvorada
6°As Crônicas de Nárnia: A Cadeira de Prata
7°As Crônicas de Nárnia:A última Batalha

Na minha opinião a ordem cronológica se torna mais fácil para entender a história, principalmente por causa de O sobrinho do Mago que é o meu livro favorito por muitas razões que não vou descrever aqui.

Falando de O Leão , A feiticeira e o Guarda-Roupa a história é focada nos irmãos Pevensie :Lucy, Edmund, Peter e Suzan, que durante a segunda guerra, são mandados para o campo por sua Mãe devido aos ataques aéreos. Eles vão para a casa do Professor Kirke, uma grande casa com muito espaço para brincarem, e nessas brincadeiras pela casa Lucy acaba descobrindo um mundo novo dentro de um Guarda-Roupa, Nárnia. E nele ela e seus irmãos vão descobrir que são os destinados a livrar Nárnia do longo reinado de gelo da Feiticeira Branca, com a ajuda do mais poderoso ser de Nárnia: Aslam.

O Filme:



Antes do filme da Disney ser lançado em 2005, as Crônicas de Nárnia já tinham sido adaptadas para o teatro, rádio e televisão, a BBC adaptou o livro para a televisão e ganhou um Emmy. Acredito, porém que muita gente só conheceu os livros a partir do filme da Disney, que pra mim tem muitos pontos positivos.

A direção ficou a cargo de Andrew Adamson que também é produtor dos outros dois filmes.O elenco também foi escolhido a dedo,para os papéis dos irmãos Pevensie foram feitos testes para novos atores e todos foram muito bem escolhidos e o melhor todos vem do nosso querido Reino Unido, outra característica do filme é ter em seu elenco muitos atores ingleses. Outros destaques são: Liam Neeson que faz a voz de Aslam, que, diga-se de passagem, que efeitos especiais maravilhosos para aquele Leão. James McAvoy como o Sr.Tumnus ,Jim Broadbent como o Professor Kirke e claro como não falar da maravilhosa Tilda Swinton como Jadis ou mais conhecida como Feiticeira Branca.

Temos também que dar créditos a direção de arte,que fez de todos os detalhes do cenário ficarem com a cara do livro, a maquiagem e o figurino principalmente da Feiticeira são lindos, também gosto bastante da fotografia e de como a luz muda ao longo do filme.

O filme foi um grande sucesso e arrecadou se não me engano mais de 700 milhões de bilheteria. E também foi indicado a três Oscars de Melhor Maquiagem, Mixagem de Som e Efeitos Especiais, ganhou de Melhor Maquiagem.

Livro x Filme

A primeira impressão do filme é muito boa: efeitos Especiais, um mundo novo, guerras e um Leão que fala. Mas temos sempre aquela impressão que o livro é melhor e que nunca um filme é bem adaptado para o cinema, como aconteceu com vários livros que vou citar no futuro.

Mas sinto muito decepcioná-lo, pois o filme O Leão , A feiticeira e o Guarda-Roupa tem uma fidelidade ao livro rara de se ver em uma adaptação.Nada se perde na história, não fica nenhum fio solto e você se pergunta WTF? Claro que o filme assim como o livro tem coisas não explicadas, exemplos: Como um guarda roupa leva a Nárnia? Como o professor Kirke sabia sobre Nárnia? Como surgiu Nárnia? Se você como eu tem muitas dessas perguntas é simples leia O Sobrinho do Mago. Fica a Dica.

Enfim, para finalizar
, para mim a adaptação é PERFEITA.

Eu vou fazer mais dois posts do Livro x Filme como falei no começo, sobre O Príncipe Caspian e quando lançar em 01/12/2010, sobre A viagem do peregrino da Alvorada.
O que acharam? Concordam?Discordam?Comentem!!!!

Mais uma coisa: Gentes vão tirar o livro As Crônicas de Nárnia dos + vou ler do Skoob. Leiam!!!Vale muito à pena. . .



6 comentários:

  1. Seu post ficou muito bom =D

    Só assisti os filmes, infelizmente não li nenhum desses livros, mas realmente parecem ser muito bons!!

    ResponderExcluir
  2. Olá gostei muiro da sua proposta de livros versus filme, só não podemos esquecer que são linguagens completamnte diferentes e que não há nenhum produtor capaz de superar a imaginação humana.
    Então para quem não leu , recomendo primeiro a leitura e só depois o filme.
    Beijos
    inté..

    ResponderExcluir
  3. tenho que dizer, a maioria das adaptações de filmes são uma porcaria, voce sempre fica sem entender muita coisa, mas acho que além de O Senhor dos Aneis, as cronicas de narnia sao as unicas que se enquadram numa boa adaptação, tem dexter também, mas ai ja é seriado.

    Eu adoro esse filme, de verdade, acho muito bom... gostei do principe Caspian e achei ele uma gracinha, mas o primeiro filme é muito melhor *____*


    Eu ando meio sumida, mas estou evitando ler criticas de livros, pq eu tenho uma lista de 20 livros pra ler, e bem, se eu ver eu quero comprar mais e ai ja viu neh?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com vc, em parte, mas confesso que as adaptações de Senhor dos Anéis tiraram e modificaram umas coisa de uma maneira muito estúpida (Morte do Saruman, Tom Bombadil, Formação da Sociedade do Anel em Valfenda, etc), mas isso não impediu a saga de ganhar 17 oscars :)
      Mas o mais frustrante foram as adaptações de O Hobbit, que me decepcionaram MUITO

      Excluir
    2. Concordo com vc, em parte, mas confesso que as adaptações de Senhor dos Anéis tiraram e modificaram umas coisa de uma maneira muito estúpida (Morte do Saruman, Tom Bombadil, Formação da Sociedade do Anel em Valfenda, etc), mas isso não impediu a saga de ganhar 17 oscars :)
      Mas o mais frustrante foram as adaptações de O Hobbit, que me decepcionaram MUITO

      Excluir
  4. Adorei seu post :)
    adoro CDN e pra mim O leão, a feiticeira e o guarda roupa é o mais perfeito *-* bem fiel ao livro.
    bjosss

    ResponderExcluir

Adoraríamos saber a sua opinião, por isso, fique a vontade para expressá-la! Mas se ela for ofensiva, não iremos aceitá-la! =D

Retrospectiva 2017

Fiz 87 leituras no total, Isso contando somente os livros. Juntando com quadrinhos o total é 156. Pra ficar mais divertido fiz várias c...