quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Livro X Filme: À Espera de um Milagre


Olá! Hoje na coluna Livro X Filme vou falar de um filme/livro que me marcou muito: À Espera de um Milagre, do autor Stephen King.

Acredito que eu tenha demorado muito para assistir esse filme, mesmo com comentários positivos sobre o mesmo, mas acredito que tenha sido na hora certa.

O Livro

Comecei a ler o livro poucos dias depois de assistir o filme, cerca de duas semanas atrás; esse é somente o segundo livro do Stephen King  que li.

Originalmente, quando foi lançado, o livro chamava-se O Corredor da Morte e era dividido em seis volumes; na edição única, os volumes são divididos em partes e o titulo foi mudado em decorrência do filme.

O livro tem uma narrativa em primeira pessoa, pela visão do Paul Edgecomb, um velho no asilo que resolve escrever suas memória de quando era um guarda do corredor da morte.

O que mais gosto nesse livro, assim como no filme, são os personagens, são todos muito ricos e bem construídos, mas o meu favorito é o Sr. Guizos, o rato, além dos guardas amigos de Paul, Brutal, Harry, Dean e, claro, John Coffey que é um personagem que mostra que nunca devemos julgar pelas aparências.

À Espera de um Milagre é um livro de uma narrativa envolvente e se você amou o filme vai amar ainda mais o livro. Stephen King consegue que você simpatize com um preso no corredor da morte e torça para que ele seja liberto no final, o que não é uma coisa fácil de ser feita; e é muito interessante essa visão que ele mostrou no livro.

O livro nos dá muitas respostas que no filme ficam ocultas, e são muito mais tristes do que eu pensava, mas fiquei mais apaixonada ainda pela história.

Preparem a caixa de lenços.


O Filme 


O filme é um grande sucesso. Mesmo tendo mais de três horas de duração, o diretor Frank Darabont, que também adaptou o roteiro, fez um trabalho memorável.

A história segue o curso do livro, como já falei alguns detalhes foram deixados de fora e algumas partes foram modificadas, mas nada que comprometa o todo.

O que mais gosto desse filme é o elenco. Conseguia visualizar os atores como os personagens enquanto lia o livro. Tom Hanks é um dos atores mais completos da nossa geração e dentre tantos personagens marcantes que ele já fez ele consegue ainda se destacar como Paul, e Michael Clark Duncan conseguiu fazer um John Coffey de uma maneira tocante, aquele homem tão grande e que parece uma criança indefesa mereceu sua indicação de Melhor Ator Coadjuvante. Outra atuação marcante é a de Michale Jeter que fez Eduard Delacroix, eu simplesmente adoro o personagem e me emociono muito com ele, além de David Morse que fez Brutal e Doug Hutchinson que fez o horrendo Percy Wetmore.

No filme o Sr. Guizos, o rato, teve o nome mudado para Sr. Jingles, e arrumaram um rato muito fofo para representá-lo, é lindo ver ele fazendo aqueles truques e me emociona muito a relação dele com Delacroix, com certeza o rato é o meu personagem favorito.

À Espera de um milagre é um filme emocionante, e é claro me levou ás lágrimas em muitos momentos, o filme concorreu a quatro Oscars: Melhor Ator Coadjuvante, Michael Clark Duncan, Melhor Som,Melhor Roteiro Adaptado e Melhor filme.

A adaptação foi muito bem executada e uma das melhores que já vi.

Recomendo!!!!!!!!!!!!!


4 comentários:

  1. Eu ainda não vi o filme, pois gosto de ler o livro antes. Está há tempos na minha lista. Agora me deu mais vontade ainda de ler o livro/ver o filme!
    bjo

    ResponderExcluir
  2. Realmente esse é um filme maravilhoso que me marcou muito! Eu o assisti pela primeira vez numa aula de inglês no colégio - na sexta ou sétima série, acho - e me emocionei mto tanta nessa vez, quanto em tds as outras que assisti!

    Ainda não li o livro...tinha até esquecido de colocá-lo na minha lista, mas adorei que agora me lembrarei de comprar um exemplar!!

    Realmente é um filme que ninguém deve deixar de ver...e agora preciso me lembrar de ler o livro!! ;D

    ResponderExcluir
  3. Acredita que eu nem li o livro, nem vi o filme? O filme já está na minha lista de filmes pra assistir faz aaanos, mas sempre arrumei algum outro filme pra assistir. Vou arrumar um tempinho e assistir o filme, quem sabe eu também leio o livro, se o filme for interessante o suficiente.
    xx Juh Annye
    Hangover at 16.

    ResponderExcluir
  4. Não li o livro mas me emocionei muito pelo filme. depois que vi que era baseado num livro, eu fiquei louca pra ler. Ainda não tive a oportunidade!

    ResponderExcluir

Adoraríamos saber a sua opinião, por isso, fique a vontade para expressá-la! Mas se ela for ofensiva, não iremos aceitá-la! =D

Retrospectiva 2017

Fiz 87 leituras no total, Isso contando somente os livros. Juntando com quadrinhos o total é 156. Pra ficar mais divertido fiz várias c...