quarta-feira, 10 de junho de 2015

Livro x Filme: Misery - Stephen King


Posso me considerar super fã do Stephen King, ele é o principal autor da minha estante, e é um dos que mais li livros na vida, e até então todas as histórias do autor foram minhas favoritas, exceto Misery.

Louca Obsessão (1990) Poster             Misery



O livro                                                                                                                    

Misery

Se eu tiver que dizer com muita dor no coração qual minha história menos favorita do meste a resposta será: Misery.

O escritor Paul Sheldon é um escritor muito famoso por sua série de livros best seller sobre a personagem Misery Chastain que ele havia finalmente encerrado, o mesmo se isolou nas montanhas onde escreveu um livro totalmente diferente do que seu público estava acostumado. Quando ele finaliza o livro e sai em seu carro ocorre uma nevasca e o mesmo acaba se acidentando.

Ele é regatado por sua "fã numero 1" , Annie Wilkes, que vive sozinha em sua fazenda. Em um primeiro momento Paul se sente agradecido por esse resgate mas aos poucos Annie vai se revelando e mostrando o lado mais cruel.

O meu problema com o livro foi muito de identificação com o Paul Sheldon, eu não gostei do personagem e tenho que confessar que essa foi a primeira vez que isso aconteceu com um personagem do King, claro que me senti mal pelo que a Annie fez com ele, mas eu pensava mais no ato em si do que no bem estar da personagem.

O que Misery tem de melhor é a critica aos fãs de autores, que muitas vezes por eles tentarem algo diferente do que eles mesmos estão acostumados acabam sofrendo com a rejeição, isso ocorreu com o próprio King algumas vezes como já li em alguns prólogos de suas obras.

Gostaria muito de ter amado este livro mas infelizmente não aconteceu, mesmo assim, recomendo a leitura para aqueles mais acostumados com o autor, para os iniciantes acredito que existem livros melhores para se inserir no universo do autor.

O filme                                                                                                                     

Louca Obsessão (1990) Poster

A adaptação chegou aos cinemas em 1990, estrelando James Caan( o eterno Sonny Corleone de O Poderoso Chefão) como Paul Sheldon e Kathy Bathes ( Diva <3) como Annie Wilkes.

A adaptação foi dirigida por Rob Reiner (Harry & Sally: Feitos um para o Outro, Antes de Partir) e o roteiro do incrível William Goldman (Butch Cassidy;Todos os Homens do Presidente).

Misery teve uma boa adaptação, elementos da obra como as partes em que o Paul está escrevendo o livro para Annie com a maquina quebrada foram suprimidas e no lugar surgem cenas com outros personagens como o Xerife Buster e sua esposa Virginia ( me identifiquei ) e da sua editora vivida pela musa Lauren Bacall, um recurso que funcionou no filme e que serve como quebra de tensão.

O que mais se destaca mesmo é Kathy Bathes derrubando forninhos e lacrando como Annie Wilkes, que atuação forte, eu tive muito mais medo da personagem no filme do que no livro, é simplesmente espetacular. Já James Caan ficou a sombra da atuação da Kathy e se contentou em ser um mero coadjuvante.

O filme e o livro são bem uniformes, não é algo arrebatador mas ainda muito bom.

Deixo vocês o trailer do filme e o discurso do Oscar que a Kathy fez agradecendo até o Stephen King( amei isso <3)





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adoraríamos saber a sua opinião, por isso, fique a vontade para expressá-la! Mas se ela for ofensiva, não iremos aceitá-la! =D

Retrospectiva 2017

Fiz 87 leituras no total, Isso contando somente os livros. Juntando com quadrinhos o total é 156. Pra ficar mais divertido fiz várias c...